O MEDO QUE A ELITE TEM DO POVO É MOSTRADO AQUI

A Universidade de Coimbra justificou da seguinte maneira o título de Doutor Honoris Causa ao cidadão Lula da Silva: “a política transporta positividade e com positividade deve ser exercida. Da poesia para o filósofo, do filósofo para o povo. Do povo para o homem do povo: Lula da Silva”

Clique na imagem abaixo e conheça o "Quem tem medo da democracia?" - sucessor deste blog

Clique na imagem abaixo e conheça o "Quem tem medo da democracia?" - sucessor deste blog
Peço que, quem queira continuar acompanhando o meu trabalho, siga o novo blog.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Medindo o grau de consciência política de nosso povo

"Com o golpe de 1964, temas relacionados à política, filosofia e sociologia, foram retirados da mídia e da educação do cidadão brasileiro. Situação grave e que perdura até hoje, apesar de alguns progressos na Internet. 
Segundo o ultimo estudo da SECOM , 96,4% dos brasileiros se informa pela TV analógica e cerca de apenas 8% tem acesso à banda larga. 
As TVs analógicas graças a falta de leis para o setor de comunicação, operam concessões como se aos empresários estas pertencessem (verdadeira caixa preta). Estas concessões que foram outorgadas pelo estado, com contratos por tempo determinado, na realidade e disso o cidadão não sabe, pertencem ao povo brasileiro. Dos empresários só os imóveis, e equipamentos. 
E hoje estão por aí os "novos valores", individualistas, consumistas, a alienação, e um povo que não acredita mais na política como um meio de resolver seus graves problemas. Este artigo muito interessante do Heitor Peixoto traz mais luz a este tema." Luiz Claudio Souza
Governar é eleger prioridades. Ser cidadão também
"Num mundo mais reality e menos show, eleger sabotadores não é tarefa assim tão nova. De tão comum, ficou até banal"

2 de julho de 2005 (sábado): protesto no centro do Rio de Janeiro é tido como a maior manifestação até então contra a corrupção no governo Lula. Público estimado: 1.500 pessoas.

14 de setembro de 2010 (terça-feira): manifestantes vão às ruas em Dourados, no Mato Grosso do Sul, para protestar contra políticos envolvidos na chamada “farra das propinas”, escândalo de corrupção envolvendo os três poderes do Estado. Público estimado: 600 pessoas.

18 de setembro de 2010 (sábado): centro de Belo Horizonte é palco de manifestação pelo voto consciente. Público estimado: 200 pessoas.

12 de janeiro de 2011 (quarta-feira): no estádio da Gávea, Rio de Janeiro, Ronaldinho Gaúcho é apresentado à torcida depois de negociações com outros dois clubes – Grêmio e Palmeiras – e muita polêmica com o time que o revelou. Público estimado: 20 mil pessoas.

Receber de volta no Brasil um ídolo dos gramados é mesmo uma grande notícia.
Ver de perto a reapresentação do craque, um programa dos mais disputados. Deve ter dado um trabalho do cão fazer parte daquela multidão. Na certa, muitos chegaram até a matar serviço ou inventar qualquer desculpa no serviço para não perder o grande momento: “o banco tava cheio”, “o ônibus demorou”, “o metrô não passou”, “a baía de Guanabara se rompeu” etc, etc.

Tal interesse e mobilização, nós brasileiros só temos demonstrado mesmo nessas situações: em futebol (e olha que nem teve jogo na Gávea), nas acaloradas discussões em final de novela e, claro, nos famosos reality shows.

A propósito, está recomeçando um dos mais vistos no Brasil, que em 2011 traz uma grande novidade. Além de vencedores e perdedores, o público terá uma nova tarefa: a de eleger o sabotador.

Enquanto isso, num mundo mais reality e menos show, eleger sabotadores não é tarefa assim tão nova. De tão comum, ficou até banal, e se torna mais frequente na mesma medida em que nos interessamos mais por ídolos dos gramados, das novelas e da fama instantânea, e menos pelos problemas da nossa esgarçada política brasileira.

*Repórter da TV Assembleia de Minas Gerais . Leia também seus textos no blog Multipolítica 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog não está subordinado a nenhum partido. Lula, como todo ser humano, não é infalível. Quem gosta dele (assim como de qualquer pessoa), tem o dever de elogiá-lo sem nunca deixar de criticá-lo. ---------------------------------------------------------------------------------------------------- Todas as opiniões expressas aqui, em conteúdo assinado por mim ou pelos colaboradores, são de inteira responsabilidade de cada um. ----------------------------------------------------------------
Comentários são extremamente bem-vindos, inclusive e principalmente, as críticas construtivas (devidamente assinadas): as de quem sabe que é possível e bem mais eficaz criticar sem baixo calão. ----------------------------------------------------------------------------------------------
Na parte "comentar como", se você não é registrado no google nem em outro sistema, clique na opção "Nome/URL" e digite seu nome (em URL, você pode digitar seu site, se o tiver, para que clicando em seu nome as pessoas sejam direcionadas para lá, mas não é obrigatório, você pode deixar a parte URL em branco e apenas digitar seu nome).-----------------------------------------
PROCURO NÃO CENSURAR NADA, MAS, POR FAVOR, PROCUREM NÃO DEIXAR COMENTÁRIOS ANÔNIMOS. NÃO PODEMOS NOS RESPONSABILIZAR PELO QUE É DITO NESSES COMENTÁRIOS.

Att,
Ana Helena Tavares - editora-chefe

Creative Commons License
Cite a fonte. Todo o nosso conteúdo próprio está sob a Licença Creative Commons.

Arquivo do blog

Contato

Sugestões podem ser enviadas para: quemtemmedodolula@hotmail.com
diHITT - Notícias Paperblog :Os melhores artigos dos blogs