O MEDO QUE A ELITE TEM DO POVO É MOSTRADO AQUI

A Universidade de Coimbra justificou da seguinte maneira o título de Doutor Honoris Causa ao cidadão Lula da Silva: “a política transporta positividade e com positividade deve ser exercida. Da poesia para o filósofo, do filósofo para o povo. Do povo para o homem do povo: Lula da Silva”

Clique na imagem abaixo e conheça o "Quem tem medo da democracia?" - sucessor deste blog

Clique na imagem abaixo e conheça o "Quem tem medo da democracia?" - sucessor deste blog
Peço que, quem queira continuar acompanhando o meu trabalho, siga o novo blog.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

O Brasil entre a classe média e a classe mérdia


O Brasil entre a classe média e a classe mérdia

Cresci ouvindo que “o povo brasileiro não sabe votar”. É engraçado, pois quem fala isso, a antiga classe média brasileira, a qual pertenço, não se considera povo. Mas veja você, leitor, a quem eu peço ao menos a atenção a essas primeiras frases, o que um rápido olhar para a história nos revela. Quem estava ao lado de Lacerda contra Getúlio, o maior estadista brasileiro, criador da base do desenvolvimento brasileiro e das primeiras garantias sociais, e comemorou sua morte?

Por Gustavo Arja Castañon (*)

Dilma depois do debate da Globo

  Dilma depois do debate da Globo

O sentimento que no peito imagina o Brasil de 31.10.2010, como se o tempo se iniciasse agora, é de uma alegria que vem depois de uma tormenta.

Por Urariano Mota (*)


Confessa Noblat, essa doeu...

Do Tijolaço, de Brizola Neto

Deus me livre de que o tempo me corroa a humildade e me faça querer ser dono da verdade, destes que não ouvem com o coração e não escrevem com alma.

E que me permita um dia, quando os cabelos – se restarem – ficarem brancos, escrever como o aposentado Carlos Moura, da mineira Além Paraíba, faz hoje numa carta aberta ao jornalista Ricardo Noblat, respondendo a uma agressão insólita e desnecessária que fez, ontem, em seu blog, a Lula, dizendo que lhe falta, desde que decidiu eleger Dilma, “caráter, nobreza de ânimo, sentimento, generosidade”.

A carta de Moura foi publicada no Escrevinhador, de Rodrigo Vianna, e eu a reproduzo aqui:

Uma carta a Noblat 

Noblat
Quem é você para decidir pelo Brasil (e pela História) quem é grande ou quem deixa de ser? Quem lhe deu a procuração? O Globo? A Veja? O Estadão? A Folha?

Ciro e o "serranãomamãe"


Saiu na capa do jornal "O Globo" de hoje, 27 de Outubro de 2010.

A mulher de Lula na terra do homem

Por Roseann Kennedy*

Com a agenda centrada no Nordeste, a candidata do PT à presidência, Dilma Rousseff, tentou sugar o máximo de transferência da popularidade do presidente Lula e dos governadores aliados na Região esta semana. Adotou tom semelhante ao de seu mentor e pediu votos acusando o adversário de ignorar os nordestinos.

Num discurso em Fortaleza, por exemplo, Dilma disse que domingo o eleitor vai escolher entre "um que sempre deu as costas para o Nordeste e outro que sempre valorizou essa região”. A provocação ao presidenciável José Serra continuou em Caruaru, no agreste Pernambucano, onde Dilma fez um trocadilho com o nome do tucano para afirmar que há dois projetos na disputa eleitoral: um para o Brasil seguir em frente e outro para voltar ao passado e “descer Serra abaixo”.

A penetração da, até meses atrás, desconhecida candidata para os nordestinos é hoje surpreendente na Região. Em Caruaru, por exemplo, assisti à maior carreata desde o início desta campanha. A população foi as ruas para acompanhar o ato político por quase três horas, num percurso de mais de cinco quilômetros.

O eleitor e as pesquisas eleitorais

 O eleitor e as pesquisas eleitorais

Reconhecemos, assim, que os eleitores são influenciados pelas pesquisas, tanto no seu comportamento quanto também na forma como são conduzidas e financiadas as campanhas eleitorais.
 
Por Marlos Mello (*)

Vídeo: "A Dilma não negocia educação" (Fernando Haddad)



Fernando Haddad é ministro da educação.

Sobre fraudes na licitação do metrô São Paulo

Segundo informações que obtive através do diretório do PT-SP, nesta quarta-feira (27), às 11h, as bancadas estadual e federal do PT realizaram ato contra os escândalos de corrupção na Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô). A manifestação ocorreu em frente à sede do Metrô, na Rua Boa Vista, nº 175, Centro. O objetivo da ação foi tornar públicas as denúncias dos parlamentares, com detalhes dos casos Alston, Paulo Preto e das recentes licitações viciadas. Também foi exigida a apuração das instâncias competentes e divulgadas as iniciativas tomadas pelas lideranças do partido. Participaram da manifestação lideranças sindicais e de movimentos sociais. Os parlamentares petistas concederam entrevista de imprensa coletiva no local.

Abaixo segue um print-screen feito por um companheiro, que demonstra a reação dos tucanos quando souberam de denúncias feitas sobre o caso pela Folha... Há jornais que nem Freud explica... (clique na imagem para ampliar):

As mulheres decidem, e podem se orgulhar

Encontro Rede Mulher em Comunicação em Maragogi/AL, promovido pelo Centro de Mulheres do Cabo/PE - 22 e 23 de outubro de 2010. Foto Paulo Lopes
Por Sulamita Esteliam(*)
Nós mulheres somos mais da metade da população brasileira: 51,3%, segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística/2007. De há muito ocupamos as universidades – 57% das matrículas no ensino superior. No mercado de trabalho, também, beiramos a metade: 49,7% da população economicamente ativa, pelos dados de 2009 do IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Podemos, sim, governar um país. E devemos nos orgulhar de termos essa oportunidade, ainda rara no mundo.

Comandamos nossos lares, não apenas como mães, donas de casa, cuidadoras: 65,8% das mulheres casadas contribuem com 40,9% das despesas dos lares, ainda segundo o IPEA. A cada ano, mais e mais mulheres são responsáveis pelo sustento de suas famílias: na classe C, esse percentual chega a 32%; nas classes A e B, 25%. Ombro a ombro com os homens ou sozinhas, somos cada vez mais protagonistas de nossos destinos.

Ganhamos salários menores que os homens, mesmo em funções idênticas. Somos minoria, ainda, nos cargos de direção, postos executivos, públicos e privados, legislativos, judiciários, sindicais, religiosos. Ainda reclamamos parceria na dupla, tripla jornada.

Feliz aniversário, Lula!!!!!

O retrato da relação de Lula com o povo
Como forma de homenageá-lo, republico meu poema e minha crônica em sua homenagem:
 

Um Silva, uma estrela e o mundo pela frente

Por Ana Helena Tavares (*)

Nasceu! Terra batida…
Chão que muita lágrima já secou.
Viveu… e sabe o que é vida.
Ainda luta pelo que gritou.

“Cadê o açude? Cadê a comida?”
Perguntava a uma mãe (quase) impotente.
“Vamos mudar? Anda… decida!”
Pensava aquela mãe (sempre) tão crente.

Mudaram… Pela frente pau-de-arara,
São Paulo, desconhecida imensidão.
“Olha o amendoim! Olha a graxa!” Folga rara:
Estudo no SENAI e o futebol por paixão.

Fundou uma estrela e a fez brilhar
Sua bandeira? O trabalhador.
Perdeu um amor e optou por lutar.
Já nasceu para aprender com a dor.

Sobre palanques, enfrentou o medo.
O terror, dos anos de chumbo.
Uma máquina lhe tomou um dedo…
Os outros nove? Influenciam o mundo.

Mr. Silva é como o Tio Sam o chama.
De doutor? Possui títulos para ser chamado.
Mas como companheiro foi que ele fez fama.
O nome dele é diálogo e assim deverá ser lembrado.

Só vibra o pulso de quem sonha - ou o porquê de eu acreditar no Lula


Por Ana Helena Tavares (*)

Cor, brilho, voz, vibração, palavra. Certa vez ouvi uma senhora de 92 anos, esbanjando vitalidade, dizer que a palavra sempre foi sua maior arma. Foi com ela que sempre lutou e – mesmo nas derrotas – venceu.

Contou que já é professora de português há 75 anos e que, depois de tanto tempo, já viu passar pelas mãos dela pessoas de todos os credos – de todas as cores. Rindo, disse que já havia sido alfabetizada quatro vezes por quatro reformas ortográficas. Pelo entusiasmo demonstrado, certamente ainda passaria por mais quatro.

Seu brilho arrebatador no olhar e seu pulso vibrante acusam: ela nunca deixou de sonhar. Sim, ela tem um sonho. Faço idéia do sorriso que Luther King abriria ao saber qual. Ela sonha com um mundo em que as pessoas não nasçam para viver – mas para conviver. Seus 92 anos lhe ensinaram que essa é a maior das artes.

Tomando por base esse sonho tão grande, que é meu, dela e de tantos, fiquei pensando o que, mesmo os críticos mais ferrenhos, teriam a dizer quanto à figura de Lula no que diz respeito à habilidade para essa arte chamada convivência. Olhos castanhos, azuis, verdes ou negros, para ele todos foram sempre dignos do mesmo respeito.

Não há adegas neste país com vinhos que possam dizer que nunca se misturaram a azeite. Mais: misturas fazem parte do jogo político e, se não foram poucas as realizações do governo Lula em projetos sociais, há que se assumir que isso se deve em grande parcela ao talento do nosso presidente para agregar para suas trincheiras conhecidos adversários. O grande segredo está em não permitir que este jogo político que, queiram os “puristas” ou não, precisa ser jogado, contamine a chama da defesa da justiça social, da luta pelas liberdades democráticas e dos Direitos Humanos, de modo a apagá-la.

Foi mantendo acesa essa chama que, depois de realizar tantos sonhos, muitas vezes, tidos como quase irrealizáveis, ele se fez respeitar. Foi assim que seu olhar de retirante chegou a 2009 vendo o olhar negro do chefe da Casa Branca apontar para ele e dizer: “Esse é o cara!”.

Não me digam que é por mero acaso que “o cara”, mesmo bombardeado por uma grande imprensa de interesses pequenos, desfila sua credibilidade, de cabeça erguida e pulso sempre vibrante, desde os mais nobres salões internacionais aos mais pobres grotões deste país.

*Ana Helena Tavares é jornalista por paixão, escritora e poeta eternamente aprendiz. Editora-chefe do blog "Quem tem medo do Lula?".

Vídeo com um jingle descontraído da Dilma - Muiiiiiiito bom!



Agradeço à companheira Nanci Cerqueira pelo envio do vídeo.

Amaury Jr: os homens de confiança de Serra e suas contas fabulosas em paraísos fiscais

O jornalista Amaury Ribeiro Junior, indiciado no caso da violação do sigilo fiscal de lideranças tucanas e familiares do candidato José Serra, entregou nesta terça-feira (26) uma carta aos jornalistas. Nela, o repórter vencedor de três Prêmios Esso de Jornalismo --dois deles quando trabalhava no jornal O Globo-- relata parte do material entregue à Polícia Federal referente a investigações feitas sobre o processo de privatização de estatais no governo FHC. Leia a íntegra do documento:

Nota à imprensa
Aos colegas jornalistas:
Estou passando às mãos de todos cópia de uma pequena parte do material que entreguei hoje à Polícia Federal. Todos os papéis foram obtidos de forma legal sem quebra de sigilo fiscal. Vale lembrar que a documentação refere-se aos anos de 1998 até 2002.

O que foi entregue não é resultado de militância partidária, que nunca tive, e sim da única militância que reconheço e pratico, a do jornalismo. Prova disse é que, em junho de 2005, fui o autor de "Aparece o dinheiro", reportagem de IstoÉ (edição 1863), em que foi exposto o Mensalão do PT. Desejo que a liberdade de imprensa em vigor no país possa servir, agora, ao esclarecimento da população.

São informações oficiais a que tive acesso nos longos anos em que estou trabalhando no tema das privatizações. Pela primeira vez estão sendo trazidas ao conhecimento público. São, portanto, absolutamente inéditas. Foram obtidas judicialmente através de uma ação de exceção de verdade. São documentos da CPMI do Banestado, cujo acesso estava, até então, proibido aos brasileiros. Agora, vieram à luz. Espero que possam, enfim, ajudar a esclarecer um período sombrio do país. Vocês são parte importante e decisiva neste processo.

Adesivos falsos da Dilma trocam o nº 13 pelo 45

Segue mensagem que recebi do companheiro Raul Longo, jornalista, escritor e poeta, que colabora com o QTML? diretamente de Floripa (SC):

"O ESCÂNDALO DA MAIOR MENTIRA POLÍTICA QUE ENVERGONHA O PAÍS!

ONDE NÃO HOUVE CAPACIDADE

E NÃO HÁ INTEGRIDADE,

SÓ RESTA MESMO A INDIGNIDADE.

ATENTEM PARA O RIDÍCULO DA NUMERAÇÃO:"

Creative Commons License
Cite a fonte. Todo o nosso conteúdo próprio está sob a Licença Creative Commons.

Arquivo do blog

Contato

Sugestões podem ser enviadas para: quemtemmedodolula@hotmail.com
diHITT - Notícias Paperblog :Os melhores artigos dos blogs