O MEDO QUE A ELITE TEM DO POVO É MOSTRADO AQUI

A Universidade de Coimbra justificou da seguinte maneira o título de Doutor Honoris Causa ao cidadão Lula da Silva: “a política transporta positividade e com positividade deve ser exercida. Da poesia para o filósofo, do filósofo para o povo. Do povo para o homem do povo: Lula da Silva”

Clique na imagem abaixo e conheça o "Quem tem medo da democracia?" - sucessor deste blog

Clique na imagem abaixo e conheça o "Quem tem medo da democracia?" - sucessor deste blog
Peço que, quem queira continuar acompanhando o meu trabalho, siga o novo blog.

domingo, 5 de setembro de 2010

Medo de uma derrota acachapante

 Medo de uma derrota acachapante

Eleição não é para ser decidida no tapetão, mas no voto. E agora quem vai responder a tudo que está acontecendo serão os mais de 135 milhões de eleitores aptos a votar.

Por Mario Augusto Jakobskind (*)


Os olhos da cara (a cegueira das elites tucanas ou não)

Tentando entender as razões do colapso generalizado do neoliberalismo no ocidente, (como capitalismo financeirizado) já nos estertores desde a Grande Recessão de 2008, até o presente colapso político do projeto do PSDB no Brasil, como atesta a queda vertical do candidato Serra (ou será a subida vertiginosa de Dilma que já alcança 51% das intenções de voto?), cujo índice de rejeição (30%) agora empata com o de intenções de voto (30%), me ocorreu um conceito formulado por Frederic Jameson (quem diria, o ideólogo do pós-modernismo como lógica cultural do capitalismo tardio!) que afirma: “Há sempre cegueira no centro” (1). 

E centro, para ele, são os EUA, mais especificamente, Washington e Nova York, isto é, o centro do poder da potência hegemônica para onde converge a elite norte-americana, cuja necessidade de poder e controle absoluto tornou-se uma espécie de psicose que, como qualquer psicólogo-junior pode explicar, tende a aumentar o ponto cego do olho. 

Ou seja, devido à cegueira que lhes oblitera qualquer antecipação/visão da realidade – uma vez que preferem confiar na manipulação e controle da população através da mídia hegemônica – as mudanças só chegam a tais elites já como fatos consumados. 

Se serviu com precisão à elite texano-fundamentalista-pós-Bush, os desastres da campanha Serra comprovam que o conceito de “cegueira no centro” se ajusta perfeitamente às elites tucano-subalternas. Sem contar que, lembrando Sérgio Buarque de Holanda (Raízes do Brasil), a elite brasileira sempre acalentou “um verdadeiro horror à realidade”.

Crônica de domingo: O capeta apareceu em Dourados

O capeta apareceu em Dourados

O segundo depoimento do padre Parras faria delirar a procuradora Vera Gomes, que em maio desse ano espancou uma criança por ela adotada, num episódio de repercussão nacional: “(Os índios) internalizaram tão profundamente a idéia de que o castigo é um sinal de amor, que de vez em quando um índio vem se queixar ao padre porque não era castigado, o que era sinal de que não era amado e, então, o padre mandava dar-lhe 25 chicotadas, aplicadas sempre publicamente, no meio da praça”.

Por José Ribamar Bessa Freire (*)

Quadrilha: FHC amava Serra, que abandonou FHC; Serra amava FHC, que acaba de fazer as malas e abandonar Serra...

Clique na imagem para ler entrevista de FHC à IstoÉ desta semana

Nota do QTML?: Na verdade, deixar o Brasil é a maior prova de amor que FHC poderia dar, já que sua imagem só prejudica a já tão prejudicada campanha de Serra. Deveria ter feito isso antes, agora é tarde................

Editorial da IstoÉ detona Serra

A RECEITA, O CANDIDATO E O CASUÍSMO

Por Carlos José Marques, diretor editorial da revista IstoÉ
 
No terreno da eleição, projeto político foi um tema colocado de lado, esquecido como uma bobagem que não rende voto. Vale mais desmoralizar o adversário. Ao menos parece ser assim que pensa o tucanato, guiado pelo presidenciável José Serra. Ele tomou como bandeira de campanha um episódio execrável – a quebra do sigilo fiscal de sua filha Verônica Serra – e partiu para o ataque ensandecido contra a rival Dilma Rousseff. Sem nenhuma prova cabal ou elo concreto de envolvimento direto da adversária, apontou Dilma como culpada por tudo. Fez mais: pediu a impugnação de sua candidatura. Chamou-a de “fraude”. Lançou a pecha de “fascistas” sobre petistas. Chegou a chorar teatralmente durante discurso em palanque. Um espetáculo claro de casuísmo eleitoreiro que não condiz com a saudável disputa de ideias para vencer nas urnas. Pode-se entender a indignação de um pai com o crime cometido contra a filha. Mas daí a partir para ilações infundadas, concluindo que a responsabilidade é da opositora, vai uma longa distância. A leviana incursão serrista deixa transparecer o oportunismo. Nessa nova vertente de estratégia de campanha, Serra dá a entender que, se não pode ganhar no voto democrático, aceita vencer apelando. Partiu para o tapetão como aquele time que discorda do resultado. E nas pesquisas vai seguindo atrás. Em entrevista nesta edição, o correligionário e ex-presidente Fernando Henrique Cardoso – que, embora tenha sido o mentor do real e pai da estabilidade, foi sumariamente “esquecido” pelos tucanos nos programas eleitorais de tevê – diz que a campanha de Serra não está sintonizada com o País. As idas e vindas de seu antigo amigo e parceiro, que ora vincula a imagem a Lula, ora critica seu governo, incomodam FHC e deixam nele a impressão de uma campanha perdida.

Blogueiros reagem aos ataques de Serra

Reproduzo matéria de Fábio M. Michel, publicada na Rede Brasil Atual*

Blogueiros e comunicadores independentes revidaram as acusações do candidato do PSDB à presidência da República, José Serra, divulgadas nesta sexta (3) pelo Jornal da Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo.

As matérias afirmam que Serra teria dito ao presidente Lula que informações sobre sua filha estariam circulando "nos blogues sujos do PT". O tucano fala também sobre "blogues de apoio a Dilma, dos amigos do presidente Lula, blogues semioficiais."
Creative Commons License
Cite a fonte. Todo o nosso conteúdo próprio está sob a Licença Creative Commons.

Arquivo do blog

Contato

Sugestões podem ser enviadas para: quemtemmedodolula@hotmail.com
diHITT - Notícias Paperblog :Os melhores artigos dos blogs