O MEDO QUE A ELITE TEM DO POVO É MOSTRADO AQUI

A Universidade de Coimbra justificou da seguinte maneira o título de Doutor Honoris Causa ao cidadão Lula da Silva: “a política transporta positividade e com positividade deve ser exercida. Da poesia para o filósofo, do filósofo para o povo. Do povo para o homem do povo: Lula da Silva”

Clique na imagem abaixo e conheça o "Quem tem medo da democracia?" - sucessor deste blog

Clique na imagem abaixo e conheça o "Quem tem medo da democracia?" - sucessor deste blog
Peço que, quem queira continuar acompanhando o meu trabalho, siga o novo blog.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Lula e Vargas na madrugada da partilha

Para lembrar que há exatos 56 anos um grande estadista brasileiro se viu obrigado a suicidar-se pela pressão das elites que não suportam ver o povo como protagonista de sua própria história, reedito aqui o texto e as imagens abaixo.
Antes...


Depois...

Lula e Vargas na madrugada da partilha

Por Gilson Caroni Filho (*)

Nascido da tradição da Filosofia da História, o tempo lento, linear e previsível não costuma dar espaço para que surjam agitações trazidas por “eventos” desconstrutores de representações sedimentadas No entanto, quando constelações específicas condensam a vida, restituindo sua dimensão dialética, estamos, sem dúvida, diante de atos ou fatos inaugurais quase sempre originados na esfera política.

Quando o Senado aprovou a capitalização da Petrobras em até US$ 60 bilhões, o que ampliará a dimensão estatal da empresa, e o regime de partilha, que garante a exploração soberana das jazidas do pré-sal, a história se tornou presente no espaço. Ignorando o intervalo de 57 anos, a madrugada fria de 10 de junho de 2010 trouxe de volta o tema do petróleo como questão de soberania. Das brumas de 3 de outubro de 1953, Vargas voltou a sancionar a Lei 2.004, recriando a Petrobras, com o restabelecimento do monopólio do Estado para exploração do nosso mais valioso recurso natural. Da névoa seca do Planalto, Lula retomou a campanha de O petróleo é nosso, reinventando Brasília como capital da consciência histórica.

A decisão do Congresso representa derrota para o projeto de Serra e das petroleiras internacionais que lutaram até o fim para adiar votação, na expectativa de uma reversão do quadro político nacional, após as eleições de outubro.. O novo marco regulador garante à Petrobras o papel de operadora única de jazidas gigantescas que podem conter até 50 bilhões de barris, segundo a Agência Nacional de Petróleo. Com isso, a estatal brasileira terá, no mínimo, 30% dos novos campos, mas poderá receber do Estado 100% de novas áreas sem licitação.

O próximo passo é a criação da Petro-Sal, uma empresa que vai assegurar a hegemonia pública completa no gerenciamento dessa riqueza. É a pá de cal no sonho privatizante dos interesses aglutinados em torno da candidatura tucana. Foi aprovado, ainda, o Fundo Social formado pela capitalização de receitas e royalties vinculados a investimentos em educação, ciência, tecnologia, meio ambiente, combate à pobreza e à desigualdade.

Ao contrário do consórcio neoliberal que o antecedeu, o governo petista lega às gerações futuras um passaporte de emancipação social, em vez de dívidas, crise e alienação de patrimônio público.

É a reiteração de uma estratégia de desenvolvimento econômico e social que rompe com os padrões anteriores. Assistimos à implantação crescente de políticas industriais e tecnológicas voltadas para o parque produtivo brasileiro, respondendo aos desafios impostos pela conjuntura econômica internacional e às exigências de um sólido mercado interno. Se antes a ação econômica instrumentalizou a política, fazendo dela um meio de coerção para a maximização dos fins acumulativos, agora, após oito anos de governo democrático-popular, a institucionalidade democrática inverteu os termos da equação.

Antes mesmo que o sol nascesse, Lula, elegantemente, se despediu de Vargas. Quem assistiu à cena improvável, jura que o Angelus Novus, de Paul Klee, sorriu satisfeito. Nas suas costas não havia mais ruínas.

*Gilson Caroni Filho é sociólogo e mestre em ciências políticas. Mora no Rio de Janeiro, onde é professor titular de sociologia das Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha). É colunista da Carta Maior, colaborador do Jornal do Brasil e do blog "Quem tem medo do Lula?".

As três charges são uma cortesia do cartunista Bira Dantas, também colaborador do blog "Quem tem medo do Lula?".

A implantação da Rede Estadual de Lonas Culturais

O Partido Livre, na vanguarda dos temas de interesse da sociedade, tem o prazer de convidar para audiência, que tratará do seguinte tema:

"A implantação da Rede Estadual de Lonas Culturais"



Dia: 28 de agosto às 10 h
Local: Rua Graça Aranha 416 – 9º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ

PETIÇÃO PELA LIBERDADE DE EXPRESSÃO, CONTRA A CENSURA E CONTRA O TERRORISMO JURÍDICO

A Todos os Defensores da Liberdade de Opinião

Por Carlos Alberto Lungarzo (*)


No final de 2009, o apresentador de TV conhecido como Boris Casoy (que aparece em alguns documentos como Kassoy) injuriou genericamente à classe dos varredores públicos que tinham enviado uma saudação de Natal ao público.

A injúria se difundiu através dos meios de comunicação do canal no qual o apresentador trabalha, e o fato de que esses canais estivessem abertos é responsabilidade da emissora, mesmo que, como cabe supor, o vazamento fosse involuntário.

A obscenidade e classismo mostradas pelo apresentador (que, de acordo com o Direito Humanitário Internacional configura discriminação e preconceito em função de extração social ou atividade) caberia no Brasil na Lei 7716, que pune discriminação e preconceito em função de etnia, cor, religião ou procedência nacional. Embora no país não existe uma lei específica punindo discriminação em função de extração social, a jurisprudência internacional compara isto com racismo.

Houve na Internet milhares de manifestações e milhões de acessos aos sites onde foi criticada esta injúria. Muitos dos manifestantes se expressaram em forma chula ou desnecessariamente agressiva.

Entretanto, a ÚNICA PESSOA A QUAL SE TENTOU PUNIR foi o jornalista CELSO LUNGARETTI, que escreveu uma matéria articulada, profissional, com expressões corretas da linguagem culta, sem insultos nem ofensas.

Por que, então, ele é a única vítima da perseguição do apresentador e do juiz e do promotor que atuam na causa?

Lungaretti tocou num aspecto FORTE, COMPROMETIDO, e apresentou provas documentais que NÃO PODEM SER REFUTADAS: jornais e revistas da época, que dificilmente poderiam mentir todos ao mesmo tempo. Foi com esses dados que Lungaretti denunciou o apresentador como tendo sido, em suas épocas de estudante,

MEMBRO DE UM GRUPO DESTINADO DE SEMEAR O TERROR ENTRE ESQUERDISTAS E (mais geralmente) INIMIGOS DA DITADURA, CONHECIDO POR SUA VIOLÊNCIA: o Comando de Caça aos Comunistas.

Fontes da época, mencionadas e circunstanciadas detalhadamente por Lungaretti, atribuem a este Comando coisas tais como: o homicídio de um padre e de um estudante, atentado contra o teatro, apóio civil para a invasão da PUC de 1977, etc.

NO DIA 17 DE AGOSTO DE 2010, no Fórum da Barra Funda, foi aberto contra Lungaretti um processo por injúria ou calúnia. Na primeira audiência, a parcialidade do promotor e o juiz foram evidentes, pois evidenciaram que não era correto criticar à ditadura.

Se houve, digamos, centenas de blogueiros que repudiaram o apresentador, PORQUE SÓ LUNGARETTI FOI ATINGIDO?

Muito Simples:

1. Ele é um antigo e contínuo combatente pela liberdade, o socialismo e os Direitos Humanos e seu site é permanente alvo de agressões.

2. Ele foi a pessoa que forneceu, em suas manifestações, maiores detalhes sobre a vida pregressa do apresentador e sua relação com a violência da ditadura.

3. Ele não pode ser desmentido, pois suas afirmações se embasam em provas no melhor sentido das ciências sociais. (Por isso, também, não cabe contraditório; ou alguém pede direito ao contraditório a um historiador que diz que os americanos bombardearam Japão???)

4. Porque é alguém que não conseguiram assustar....

5. Porque a grande mídia está numa campanha de ódio contra blogues e sites.

6. Porque a minoria desesperada que está sendo derrotada pelo voto popular, já tem projetos de lei para instituir o terrorismo patronal na Internet, através de censura e espionagem.

Se não quisermos que isto aconteça, por favor, assinem nossa petição, cujo texto e endereço estão em baixo.

Sugiro também:

1. Os que tenham contatos e redes sociais, divulguem nossa denúncia a todas elas. Serão bem vindas também manifestações com texto próprio dirigidas ao TRIBUNAL DE ESTADO DE SÃO PAULO e outras entidades.

2. Os que tenham contato com seus representantes no Parlamento, dirijam-se a eles.

3. Os que puderam divulgar este atropelo à liberdade de pensamento e, ao mesmo tempo, ESTE PRÊMIO A ATITUDES CLASSISTAS, RACISTAS, DISCRIMINATÓRIOS E DE ÓDIO SOCIAL, no exterior, encaminhem suas iniciativas a ONGs, Org Internacionais e Governos Estrangeiros.

4. Os que disponham de tempo, por favor, dirijam-se aos conselhos de jornalistas, estaduais, federais e de outros países, às organizações continentais.

Defender uma pessoa vítima da barbárie já é fundamental. Defender o direito de expressão para 180 milhões de pessoas é IMPRESCINDÍVEL!

Sou uma pessoa conhecida por sua moderação, e nunca estimulo ações extremas. Não há motivos para exagerar. Realmente, o pouco de liberdade de expressão que fica para as pessoas independentes está em perigo. A grande mídia manifestou sua simpatia pelo algoz.

Atenciosamente,

Carlos Alberto Lungarzo

Prof. Tit. AP. UNICAMP & UERJ

Carlos.lungarzo@gmail.com

RNE V033174-J

AI 2152711


TEXTO DA PETIÇÃO

No dia 17 de agosto, um apresentador de TV (Boris Casoy ou Kassoy) ajuizou processo criminal contra o jornalista independente, blogueiro e comunicador Celso Lungaretti, que também, foi prisioneiro político e objeto de sevícia da ditadura em 1970.

Motivo: o jornalista revelou, se baseando em jornais e revistas da época, que Casoy tinha pertencido a um grupo de ação anticomunista, conhecido pela sigla CCC. Este grupo foi de grande importância para o golpe de estado, criando pânico entre estudantes e pessoas contrárias a ditadura (fossem não comunistas), por meio de diversos atos violentos. Os dados que vinculam o apresentador ao CCC estão registrados em vários veículos, entre eles, a extinta revista O Cruzeiro.

O apresentador foi também fortemente criticado por milhares de blogueiros e de navegantes independentes, por causa de ter-se referido publicamente aos varredores municipais, com expressões totalmente derrogatórias, injuriosas e classistas.

O juiz que atuou na primeira audiência está mostrando notória parcialidade. Extrapola o assunto da causa ao plano político, e afirma que “as duas partes” (a ditadura e suas vítimas tem a mesma culpa). Ou seja, isto implica obviamente, que NINGUÉM QUE APOIE A DITADURA PODE SER CRITICADO.

Ridiculamente, foi dito na audiência que Lungaretti deveria ter dado direito de contraditório. Isto não faz sentido!!! Ele não apresentou uma opinião de jornalista: DECREVEU UM FATO HISTÓRICO. Negar um fato comprovado é um absurdo, e está além da opinião pessoal.

Portanto, solicitamos que todos assinem esta petição, que é completamente aberta, e vai dirigida aos poderes públicos pedindo:

1. A imediata impugnação do juiz

2. O Arquivamento Imediato do Processo

3. O pronunciamento oficial de que o direito de opinião NÃO PODE SER AMORDAÇADO POR RAZÕES POLÍTICAS E CORPORATIVAS, NEM ENCOBERTO POR FALSOS ARGUMENTOS SOBRE INJÚRIAS, CALÚNIAS OU OUTROS DELITOS.

Por favor, abra este link, preencha a petição e passe a seus amigos.




*Carlos Alberto Lungarzo é graduado em matemática e doutor em filosofia. É professor aposentado e escritor, autor do livro “Os Cenários Invisíveis do Caso Battisti”. Para fazer o download de um resumo do livro clique aqui. Ex-exilado político, residente atualmente em São Paulo, é membro da Anistia Internacional (registro: 2152711) e colaborador do blog “Quem tem medo do Lula?”.

Charge: Carlos Latuff

1º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas - O "Quem tem medo do Lula?" esteve lá


Tive a honra de representar o QTML? neste evento, que aconteceu em São Paulo, nos dias 20, 21 e 22 de agosto, promovido pelo Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé.

Por Sônia Montenegro (*)



Tive a honra de representar o QTML? neste evento, que aconteceu em São Paulo, nos dias 20, 21 e 22 de agosto, promovido pelo Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé.

Na noite de sexta-feira, aconteceu um show de MPB, comandado pelo jornalista
e blogueiro Luiz Nassif. Já para dar um indício do que seria esse encontro
de altíssimo astral, Renato Rovai, da Revista Forum e blog do Rovai dá em 1ª
mão o resultado da última pesquisa Datafolha, que seria publicada no jornal
do dia seguinte: Dilma se distancia em 17 pontos de Serra, com 47% das
intenções de votos, contra 30% de José Serra.

A programação do sábado começou com um debate sobre 'O papel e os desafios
da internet', tendo como moderadores os jornalistas Rodrigo Vianna e Leandro
Fortes, e debatedores Luis Nassif, Paulo Henrique Amorim e Débora da Silva,
uma das criadoras do Movimento Mães de Maio, que perderam seus filhos nas
ações truculentas da polícia de SP contra jovens trabalhadores sem qualquer
ligação com os ataques do PCC ocorridos em maio de 2006.

No período da tarde, foi abordado o tema sobre questões jurídicas, como a
forma de blogueiros se precaverem de ações judiciais, como vem acontecendo
com vários deles, e uma proposta importante foi aclamada pelos presentes:
cada texto interpelado judicialmente deverá ser repetido pelo maior número
de blogs possível, numa demonstração explícita de solidariedade e união.
Brizola Neto lembrou que o avô alertava para a necessidade de libertar a
imprensa da censura do poder econômico.

A palestra seguinte abordou o tema 'Como financiar a blogosfera', uma das
questões mais polêmicas do Encontro. Não se pode negar a necessidade de
sobrevivência de blogueiros, que se dedicam a uma causa na qual acreditam,
movidos apenas por idealismo, numa tarefa extenuante, na qual pagam para
trabalhar, e o contraponto de Enio, do blog PTrem das Treze, que lembrou que
quando a esquerda começa a contar dinheiro, vira direita.

O último painel do dia foi sobre as novas ferramentas na internet, para
possibilitar a constante atualização tecnológica de blogueiros, e a sugestão
da criação de um grande Portal ligando todos os blogs de linha progressista,
que serviria como uma alternativa aos grandes portais da mídia "oficial".

No encerramento de sábado foi concedido, por aclamação, 2 troféus: "O Corvo
do Ano", à D. Judith Brito, presidente da ANJ - Associação Nacional de
jornais (patronal) e também diretora-superintendente da empresa que edita a
Folha de São Paulo, por sua declaração: "Na situação atual, em que os
partidos de oposição estão muito fracos, cabe a nós dos jornais exercer o
papel dos partidos. É o que estamos fazendo", que comprovou o termo criado
pelo Deputado Fernando Ferro, que disse que a imprensa brasileira é um
partido: PIG - Partido da Imprensa Golpista.

O Cloaca News (RS) recebeu o troféu "Barão de Itararé", como o Blog do Ano e
agradeceu o prêmio a José Serra, Yeda Crusius, Ali Kamel e a Rede RBS, a
Globo de SC e RS, figuras constantemente atacadas em seu blog.

No domingo os participantes foram divididos em grupos para fazer propostas e
sugestões para os próximos encontros e à tarde, o relator de cada um dos
grupos expôs o resultado do trabalho para o plenário. Finalmente, foi
elaborada a carta de princípios, onde foram defendidos os direitos de
liberdade de expressão, especialmente na internet, a democratização da
comunicação e a universalização da banda larga no Brasil.

*Sônia Montenegro é analista de sistemas e mora no Rio de Janeiro. Mantém o blog “Farmácia de Pensamentos” e é colaboradora do blog “Quem tem medo do Lula?”. 
Creative Commons License
Cite a fonte. Todo o nosso conteúdo próprio está sob a Licença Creative Commons.

Arquivo do blog

Contato

Sugestões podem ser enviadas para: quemtemmedodolula@hotmail.com
diHITT - Notícias Paperblog :Os melhores artigos dos blogs