O MEDO QUE A ELITE TEM DO POVO É MOSTRADO AQUI

A Universidade de Coimbra justificou da seguinte maneira o título de Doutor Honoris Causa ao cidadão Lula da Silva: “a política transporta positividade e com positividade deve ser exercida. Da poesia para o filósofo, do filósofo para o povo. Do povo para o homem do povo: Lula da Silva”

Clique na imagem abaixo e conheça o "Quem tem medo da democracia?" - sucessor deste blog

Clique na imagem abaixo e conheça o "Quem tem medo da democracia?" - sucessor deste blog
Peço que, quem queira continuar acompanhando o meu trabalho, siga o novo blog.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

EUA financiaram golpe na Bolívia, documento prova



[caption id="attachment_6723" align="aligncenter" width="468" caption="Augusto Pinochet e o boliviano Hugo Banzer (à direita), nos anos 70"][/caption]



EUA financiaram golpe na Bolívia, documento prova


O golpe de estado que levou ao poder na Bolívia o general Hugo Banzer em agosto de 1971 foi, todos sabem, apoiado pelos Estados Unidos. A tomada de poder pelos golpistas deixou 110 mortos e 600 feridos, mas pior ainda foi o regime de sete anos que implantou, um dos mais repressivos da história da Bolívia. Sob o governo de Banzer, mais de 14 mil bolivianos foram presos sem ordem judicial, mais de oito mil foram torturados e centenas assassinados ou “desaparecidos”.


Agora surge a confirmação de que não foi só apoio político. Documentos secretos, recentemente liberados pelo próprio governo americano, revelam que pelo menos 410 mil dólares de então – o equivalente mais de Us$ 5 milhões, hoje – foram dados pelo Governo americano para auxiliar os golpistas a derrubar o regime do general nacionalista Juan José Torres, que os EUA consideravam que “deixava a porta aberta para os comunistas obterem” ainda um outro ponto de apoio nas Américas”.


A narrativa completa sobre os documentos, em inglês, está no site Digital Emunction, e vou dar uma olhada com mais vagar para trazer informações completas.


FONTE: http://www.tijolaco.com/?p=17792

Xeque a Obama



Xeque a Obama


Por Celso Lungaretti (*)



Por Celso LungarettiEm tempos de Copa do Mundo, o resultado do último confronto entre Israel e pacifistas foi uma goleada. O estado judeu atacou de forma destrambelhada a flotilha de ajuda humanitária a Gaza e ficou com a defesa tão exposta que os adversários marcaram gols à vontade.

O mundo inteiro já chegou a conclusões definitivas:





  • Israel cometeu óbvios crimes ao abordar o comboio em águas internacionais, ao assassinar pelo menos nove estrangeiros no curso de uma ação ilegal, ao agredir vários outros, ao sequestrar os sobreviventes, ao mantê-los presos por alguns dias e ao despachá-los para onde não optaram por ir;

  • o bloqueio do Gueto de Gaza (em tudo e por tudo semelhante ao Gueto de Varsóvia...) é criminoso e aberrante, devendo ser levantado o quanto antes.


A alegação de que os assassinos israelenses estariam exercendo legítima defesa, ao encherem de balas vítimas que não portavam armas de fogo, é risível.

Nem que a flotilha tivesse invadido seu território faria sentido, pois o emprego desmedido de força salta aos olhos.

Em alto mar, então, nem há o que discutir. Os coitados tinham todo direito de reagir ao ataque de piratas; e estes, nenhum de acrescentar uma atrocidade a uma ilegalidade.

Houve quem levantasse uma questão cabível: o que Israel fez foi uma ação pirata ou um ato de guerra?

Como a embarcação atacada tinha bandeira turca, formalmente o segundo enquadramento é o mais correto.

Mas, como se tratava de uma missão humanitária internacional, a agressão de Israel se deu contra o mundo civilizado como um todo, e não especificamente contra a Turquia. Considero que andou certo o governo turco ao não levar o episódio às últimas consequências, declarando guerra a Israel, como poderia ter feito.

Agora, o estado judeu, também de forma risível, nega-se a aceitar a participação de outras nações ou organismos na investigação do episódio.

Pretende fazê-la sozinho, com o propósito de acobertamento, claro. A Turquia está certíssima em interpretar tal atitude como uma admissão de culpa.

Pelos mesmos motivos expostos acima, o país formalmente agredido tem todo direito formal de liderar as investigações. O pleito da Turquia procede.

Mas, como o ataque se deu em águas internacionais e a vítima foi uma missão humanitária integrada por cidadãos de vários países, a investigação deveria competir mesmo é à ONU.

Continua valendo o que eu afirmei na semana passada:


"Respaldado no poder econômico e de mídia de judeus do mundo inteiro, Israel aplica, há décadas, a lei do mais forte.


"A ONU terá de agir da mesma maneira, se quiser ser respeitada: fazendo valer a força maior de que teoricamente dispõe.


"Para começar, exigindo o imediato levantamento do bloqueio israelense a Gaza.


"Depois, impondo a rigorosa apuração desse episódio de pirataria em alto mar, seguida da não menos rigorosa punição dos responsáveis."



Não tenho dúvidas de que um relatório elaborado pela ONU condenará Israel de forma tão enfática quanto o fez o de Richard Goldstone, sobre o genocídio praticado contra os palestinos de Gaza na virada de 2008 para 2009.


Nem de que será aprovado, como sempre, por esmagadora maioria.

Mas, produzir efeitos concretos é outra história.

Como assinalou o colunista Jânio de Freitas, em dia inspirado (A cara e a alma):


"Se há mais de quatro décadas nenhuma das tantas e diferentes tentativas de pacificação da área prosperou, (...) é bastante lógico que o fundamento do problema esteja em um fator influente sobre toda a área ou sobre partes decisivas dela.


"Tal fator existe. Tem cara e tem alma. Sua cara é o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas, uma cara cínica, apta a adotar ares de seriedade e de cumprimento compungido do dever, quando põe em prática os atos mais abjetos. Sua alma é de testa de ferro, de guarda-costas matador, de agente duplo, de traficante.


"Tais características do Conselho de Segurança ativam-se a cada vez que um dos seus cinco integrantes permanentes [EUA, Rússia, França, Inglaterra e China] invoca o direito de veto a uma resolução proposta por um dos 15 membros...


"(...) Dominante, há mais de 40 anos a direita belicista de Israel não precisa pensar em conter suas ambições territoriais e de dominação; nem em possíveis fórmulas de convívios sem beligerância na região, respeito aos acordos internacionais sobre práticas toleradas e crimes de guerra, violações de direitos, respeito a fronteiras e a águas internacionais.


"Israel é uma população dividida em relação ao que o país faz, mas é um país de mãos livres para fazer o que quiser. E faz, implícita e explicitamente autorizado pela assegurada cobertura da maior potência mundial".




Então, em última análise, é Barack Obama quem decidirá se Israel vai ou não continuar cometendo impunemente as piores truculências.

Obama terá de optar entre suas conveniências políticas domésticas, num país em que o apoio dos judeus ricos e da mídia que eles controlam decide eleições, e o respeito à Justiça e ao Direito nas relações internacionais. Nem mais, nem menos.

Temo que ainda não seja desta vez que os EUA dirão: "Sim, nós podemos... ser justos".


*Celso Lungaretti, jornalista e escritor

http://naufrago-da-utopia.blogspot.com

Ibope e ex-policiais dão más notícias a Serra

Ibope e ex-policiais dão más notícias a Serra


O noticiário veiculado neste fim de semana por veículos dos diferentes segmentos da mídia acrescentou pelo menos duas más notícias à campanha do pré-candidato do PSDB e do DEM à Presidência, José Serra. A primeira resultou da pesquisa Ibope encomendada pelos jornais O Globo e Estado de São Paulo. Os resultados indicam, em síntese, que a candidatura da petista Dilma Rousseff continuou em crescimento, de abril para maio, enquanto a candidatura de Serra continuou em declínio. A outra má notícia para a campanha de oposição ao Governo Lula foi a confirmação de que é um factóide – e do tipo gravemente irresponsável, na melhor hipótese – a denúncia tucana de que o PT ou o comando da campanha de Dilma encomendou ou produziu um dossiê contra Serra.


A pesquisa Ibope apontou, de abril para maio, crescimento de 5 pontos percentuais de Dilma e queda de 3 pontos de Serra. Segundo o Ibope, cada um dos dois candidatos obteve 37% das intenções de voto, Marina Silva (PV) permaneceu na faixa de 9% e Dilma e Serra estão empatados também na simulação para um eventual segundo turno.


Ao investigar as expectativas do eleitorado sobre o resultado da disputa, independentemente da preferência de cada entrevistado, o Ibope registrou uma inversão de posições entre Dilma e Serra. O tucano perdeu o favoritismo. Em abril, 43% achavam que Serra seria eleito, enquanto 34% consideravam Dilma a provável vencedora. Agora, uma virada: 40% consideram Dilma favorita e 35% acreditam que Serra vai ganhar.


Além do dramático conjunto de dados resultantes da pesquisa Ibope, Serra terá que enfrentar nos próximos dias uma interpelação que o PT pedirá hoje à Justiça em São Paulo. A interpelação tem o objetivo de fazer que o candidato do PSDB e do DEM confirme a acusação que fez quarta-feira à pré-candidata Dilma Rousseff ao apontá-la como responsável pelo que chamou de “novo dossiê”, supostamente produzido contra ele e sua filha Verônica. Caso Serra confirme a acusação, será processado pelo PT, por danos morais a Dilma.


A inexistência de qualquer dossiê contra o pré-candidato tucano foi reafirmada nos últimos dias, não apenas pelo PT e pelo comando da campanha de Dilma, como também por um ex-delegado (Onésimo de Sousa) e um ex-sargento (Idalberto Matias de Araújo) que, em declarações desencontradas e conflitantes à revista Veja e ao jornal O Estado de S. Paulo, se disseram contactados para suposta negociação para a contratação de serviços. As versões deles contêm, essencialmente, apenas uma informação comum: ninguém os contratou para coisa alguma.


Fonte: http://www.brasiliaconfidencial.inf.br/?p=16958
Creative Commons License
Cite a fonte. Todo o nosso conteúdo próprio está sob a Licença Creative Commons.

Arquivo do blog

Contato

Sugestões podem ser enviadas para: quemtemmedodolula@hotmail.com
diHITT - Notícias Paperblog :Os melhores artigos dos blogs