O MEDO QUE A ELITE TEM DO POVO É MOSTRADO AQUI

A Universidade de Coimbra justificou da seguinte maneira o título de Doutor Honoris Causa ao cidadão Lula da Silva: “a política transporta positividade e com positividade deve ser exercida. Da poesia para o filósofo, do filósofo para o povo. Do povo para o homem do povo: Lula da Silva”

Clique na imagem abaixo e conheça o "Quem tem medo da democracia?" - sucessor deste blog

Clique na imagem abaixo e conheça o "Quem tem medo da democracia?" - sucessor deste blog
Peço que, quem queira continuar acompanhando o meu trabalho, siga o novo blog.

sábado, 30 de outubro de 2010

Para bispo, aborto foi usado para tirar distribuição de renda do debate eleitoral

Dom Angelico Sandalo condena uso da Igreja para fins eleitorais e lembra que papa também criticou outros temas, como uso da propriedade e a riqueza

Por Patrícia Ferreira, especial para a Rede Brasil Atual

São Paulo - "É tirar o texto do contexto para virar pretexto", diz dom Angélico Sândalo Bernardino, ex-bispo de Blumenau. Ele usou as palavras para explicar como vê o retorno do debate sobre a prática do aborto na arena eleitoral, após o papa Bento XVI ter orientado bispos a emitir juízo moral, mesmo em questões políticas.

Em entrevista à Rede Brasil Atual, dom Angélico disse ser desonesto fazer o papa de cabo eleitoral e reafirmou que a Igreja não deve ter partido político nem candidato. "Os católicos apostólicos romanos já foram orientados. Não faz o menor sentido esse assunto voltar à tona. Não cabe a nós, bispos, apontar ou proibir determinado partido ou candidato. Devemos deixar para a maturidade do eleitor a responsabilidade da eleição", ressalta.

Ao contrário do que muitos interpretaram, para o bispo, o papa não tinha qualquer "intenção eleitoreira" em seu discurso, já que ele falava para um grupo restrito de determinada região do Brasil, o Maranhão.

"O aborto é bandeira que a Igreja levanta no mundo todo, e a Igreja realmente é contra. Não há novidade nenhuma nisso e no fato de que nós devemos sempre orientar os fieis. Além dos mais, temos outros princípios morais, de justiça e ética a respeito da pobreza, do uso da propriedade, da riqueza que se acumula nas mãos de poucos, da miséria, da guerra, da corrida armamentista, enfim, de tudo que fere a dignidade humana. O leque é muito vasto. Mas resolveram só falar do aborto”, condena o religioso.

Na opinião de dom Angélico, Bento XVI estava apenas cumprindo protocolo da doutrina social da Igreja, sem intenções de manipular as eleições presidenciais no Brasil. Ele afirma que a responsabilidade episcopal é muito vasta e, ao receber visitas, Bento XVI tem falado de muitos assuntos, como o acúmulo de riqueza e a exploração de menores.

Temas como esses, relevantes para a pauta das eleições, foram deixados de lado. Na visão do bispo, a razão para isso pode estar no fato de que discutir distribuição de renda não interessa aos "polemizadores do aborto". O que houve, para o bispo, foi a apropriação de algo que é assunto corriqueiro na Igreja para fins eleitorais.

"Isso é instrumentalização. O Papa falou o que fala dentro e fora das eleições. E vale para o Brasil, a Alemanha, a Rússia, a China. Não faz sentido trazer para o debate político. Até mesmo porque, tanto o candidato José Serra (PSDB) quanto a candidata Dilma Rousseff (PT) já se pronunciaram contra o aborto. Vamos discutir os temas da pauta eleitoral”, protestou dom Angélico.

Sobre a Igreja ter sido pressionada pela mídia quando o tema eclodiu nas eleições presidenciais, o bispo lembrou que, apesar de a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em três declarações distintas, ter pontuado que a Igreja não apoia nem partido nem candidato, a Comissão em Defesa da Vida do estado de São Paulo divulgou nota incitando os fiéis a não votar em Dilma. A Regional Sul 1 da CNBB produziu um folheto no mesmo sentido.

“Isso foi completamente contra a orientação da CNBB. Mas é bom que se diga que os próprios bispos do estado de São Paulo, reunidos em Itaici (interior paulista) há poucos dias, fizeram declaração, dizendo-se em sintonia com as declarações da CNBB”, comenta.

Colaborou Suzana Vier

Fonte: http://www.redebrasilatual.com.br/temas/politica/para-bispo-aborto-foi-usado-para-tirar-distribuicao-de-renda-do-debate-eleitoral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog não está subordinado a nenhum partido. Lula, como todo ser humano, não é infalível. Quem gosta dele (assim como de qualquer pessoa), tem o dever de elogiá-lo sem nunca deixar de criticá-lo. ---------------------------------------------------------------------------------------------------- Todas as opiniões expressas aqui, em conteúdo assinado por mim ou pelos colaboradores, são de inteira responsabilidade de cada um. ----------------------------------------------------------------
Comentários são extremamente bem-vindos, inclusive e principalmente, as críticas construtivas (devidamente assinadas): as de quem sabe que é possível e bem mais eficaz criticar sem baixo calão. ----------------------------------------------------------------------------------------------
Na parte "comentar como", se você não é registrado no google nem em outro sistema, clique na opção "Nome/URL" e digite seu nome (em URL, você pode digitar seu site, se o tiver, para que clicando em seu nome as pessoas sejam direcionadas para lá, mas não é obrigatório, você pode deixar a parte URL em branco e apenas digitar seu nome).-----------------------------------------
PROCURO NÃO CENSURAR NADA, MAS, POR FAVOR, PROCUREM NÃO DEIXAR COMENTÁRIOS ANÔNIMOS. NÃO PODEMOS NOS RESPONSABILIZAR PELO QUE É DITO NESSES COMENTÁRIOS.

Att,
Ana Helena Tavares - editora-chefe

Creative Commons License
Cite a fonte. Todo o nosso conteúdo próprio está sob a Licença Creative Commons.

Arquivo do blog

Contato

Sugestões podem ser enviadas para: quemtemmedodolula@hotmail.com
diHITT - Notícias Paperblog :Os melhores artigos dos blogs