O MEDO QUE A ELITE TEM DO POVO É MOSTRADO AQUI

A Universidade de Coimbra justificou da seguinte maneira o título de Doutor Honoris Causa ao cidadão Lula da Silva: “a política transporta positividade e com positividade deve ser exercida. Da poesia para o filósofo, do filósofo para o povo. Do povo para o homem do povo: Lula da Silva”

Clique na imagem abaixo e conheça o "Quem tem medo da democracia?" - sucessor deste blog

Clique na imagem abaixo e conheça o "Quem tem medo da democracia?" - sucessor deste blog
Peço que, quem queira continuar acompanhando o meu trabalho, siga o novo blog.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

O "D" de PSDB quer dizer o quê?

JS: "Você sabe?"
Dilma: "Acho que é Desespero"
Ah, sim, o DEM também quer dizer o mesmo... É tudo uma questão do sentido que se dá à palavra.

Por Ana Helena Tavares em 03 de Setembro de 2010

JS, por méritos visíveis, ganhou de muitos o apelido de “vampiro anêmico”. Dizem que os vampiros moram na Transilvânia. Deve ser, porque no Brasil eu tenho certeza que ele não mora. Já morou, antes de perder a identidade.

Hoje é de tão triste figura que não percebe que perdeu o viço. Falta-lhe a coerência de Dilma, que é o que sempre foi; falta-lhe o vigor de Plínio Arruda Sampaio, 12 anos mais velho em idade cronológica e tão mais novo em ideais; falta-lhe até mesmo a classe de Marina que, guardadas as inversões de sentido, não se presta a ataques baratos.


O que é neoliberalismo?

Uma classe que muitos desfilam pelos quadros da Sorbonne, mas raros são os que saem de lá para aplicá-la nas ruas. Deve ter sido lindo, para os alunos do guru que JS renega, aprenderem nas cadeiras da sacrossanta universidade parisiense os ensinamentos de Marx e, anos mais tarde, em 2002, ao final do governo neoliberal de FHC aqui no Brasil, ouvirem dele: “Nunca houve nenhuma chance de neoliberalismo aqui. Este é um país muito pobre e o Estado sempre terá um papel importante na atenuação de diferenças sociais.” (declaração dada ao “Financial Times”).

Vejam como é variável a interpretação de neoliberalismo nas mentes dos “escolhidos”. Acho que ele queria que a gente risse, mas nem por isso.

O “D” da questão

Aí vem JS, o discípulo ingrato, acusar o PT disso, daquilo e daquilo outro... Pra que provas se o único interesse é tumultuar a democracia?! Curioso. O “D” de PSDB quer dizer o quê?! Ah, sim, o DEM também quer dizer o mesmo... É tudo uma questão do sentido que se dá à palavra.

Já não está mais aqui o velho timoneiro que também criou um partido com “D” na sigla e dava a essa letrinha o seguinte sentido: "A grande força da democracia é confessar-se falível de imperfeição e impureza, o que não acontece com os sistemas totalitários, que se autopromovem em perfeitos e oniscientes para que sejam irresponsáveis e onipotentes." (Ulysses Guimarães)

O jogo de esconde-esconde

Se já nenhum ser humano é infalível, imaginem no jogo político, reforçado pela numerosa parcela medíocre da imprensa que se vende a ele, onde há palanques até embaixo de tapetes. Não há altares de pureza. De limpa já basta a raça com que Hitler sonhava. É um jogo de causar inveja ao mais maquiavélico jogador de pôquer. Roberto Marinho entendia dos dois jogos. FHC lecionou sobre Maquiavel.

JS, aluno tardio e arredio, não aprendeu grande coisa, mas o suficiente para conhecer os tortuosos túneis da política. Ou seriam “passagens secretas”? Aquelas dos “alguéns” a esconder.

Uma sede de poder vazia de sustentação. Uma eterna ânsia de tapetão.

O que é golpe?

E disso os tucanos entendem. Como foi mesmo que FHC conseguiu o apoio da maioria dos deputados para a aprovação de sua reeleição em 98, sem uma consultazinha popular sequer? Ah, já sei, só pode ser porque distribuía balas no Congresso no dia de São Cosme e Damião. E a imprensa o que disse? Ah, sim, tudo muito normal.

Mas, quando se cogitou que Lula consultasse a população sobre a possibilidade de um 3º mandato, aí é golpe. Porque golpe é outra palavra muito dúbia... Principalmente, para a elite, que a interpreta por detrás de seus vidros fumê. De onde não ouve o povo. Nem o vê.

A grandeza de se reconhecer a derrota

Por que nossa última Constituinte foi um movimento tão progressista? Porque é preciso reconhecer-se imperfeito para avançar. É preciso reconhecer-se derrotado para começar de novo. E quando JS reconhecerá que foi derrotado? Não por Dilma, nem por Lula, nem pelo PT, mas por seu próprio partido, por seus próprios aliados e, pior que isso, por si próprio. Conseguirá um dia ter tamanho gesto de grandeza em meio à miudeza de pensamento que o ronda? Difícil.

O que o PSDB fez ao pedir a cassação do registro de Dilma, quando ela conta com mais de 50% dos votos, senão a irresponsabilidade extrema de tentar se autopromover na marra como onipotente, “cavalo puro sangue”, achando (ingenuamente) que aniquilaria a concorrência? A rejeição deles é tamanha que possivelmente a Marina ganharia, mas, antes disso, não tenho dúvida de que o povo não toleraria um novo 64: sairia às ruas e o jogo ficaria de fato pesado.

Pra que ver cabelo em ovo?

Na quarta, 01 de Setembro, seis homens armados assaltaram o comitê central do PT em Mauá (SP). Onde? Sim, no mesmo município da badalada quebra de sigilo.

O presidente da Câmara de Vereadores de Mauá, Rogério Santana (PT), pronunciou-se sobre o assunto. Poderia ter devolvido na mesma moeda as levianas e desesperadas (é com “D”...) acusações tucanas, mas não o fez. Sem provas de conotação política não há porque levar para esse lado. Isso só levaria o cenário eleitoral a uma maior truculência. Mas, opa, é bom cuidado: sabe-se lá o que quer dizer truculência...

O que é truculência?

Uma pista... Na edição de 30 de Agosto, a revista Época publicou uma entrevista com o engenheiro Luiz Carlos Mendonça de Barros, ligado ao PSDB e um dos alvos da quebra de sigilo ocorrida nas dependências da Receita Federal. Ele diz: “Esse tipo de ação é tão truculento, tão medíocre e limitado que certamente vem de pessoas com menos sofisticação política do que o núcleo central do governo. Que vantagem eles teriam? Mas sabemos que, dentro do todo político do governo Lula e, agora, da campanha da ex-ministra Dilma, existe um grupo mais truculento mesmo.”

É muito engraçada a ambiguidade que as palavras ganham no bico tucano... Na mesma entrevista, é possível encontrar o seguinte absurdo: “quebra de sigilo fiscal guarda a mesma proporção que uma tortura física praticada pela polícia e pelo exército porque se trata de direitos constitucionais do cidadão” (declaração que só pode mesmo vir de quem estava nadando em dinheiro e voando em céu de brigadeiro durante a ditadura).

Refrescando a memória

Daí, pergunto: será que o escândalo do grampo – que levou “Mendonção” (como é conhecido), então presidente do BNDES, ao banco dos réus em ação de improbidade administrativa, e que comprovadamente ocorreu com a condescendência do então Presidente da República, FHC, que também aparece nas gravações – não foi então uma ação truculenta, já que se tratou de quebra de sigilo telefônico com o intuito mesquinho de favorecer empresas no leilão de privatização da Telebras? Não estavam em jogo “direitos constitucionais do cidadão”? Ou seria “sofisticação política”?

Legítimo representante da privataria, “Mendonção” foi ainda processado pelo Ministério Público pela concessão irregular de empréstimos para a privatização da Eletropaulo. A memória da maioria dos leitores é curta, por isso é bom relembrar essas coisas como exemplo do descaramento tucano, nitidamente expresso no vocabulário.

Ai, que saudade do outro “D”

Certa vez, “monsiêr FHCÊ”, o príncipe renegado, chegou ao ponto de soltar uma das declarações mais levianas que já ouvi – “Ai, que saudade do governo militar, onde eu podia falar”. JS também é saudoso da época em que era José Serra. Que época mesmo? Começa com “D”...

Ana Helena Tavares, jornalista por paixão, escritora e poeta eternamente aprendiz. Editora-chefe do blog "Quem tem medo do Lula?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog não está subordinado a nenhum partido. Lula, como todo ser humano, não é infalível. Quem gosta dele (assim como de qualquer pessoa), tem o dever de elogiá-lo sem nunca deixar de criticá-lo. ---------------------------------------------------------------------------------------------------- Todas as opiniões expressas aqui, em conteúdo assinado por mim ou pelos colaboradores, são de inteira responsabilidade de cada um. ----------------------------------------------------------------
Comentários são extremamente bem-vindos, inclusive e principalmente, as críticas construtivas (devidamente assinadas): as de quem sabe que é possível e bem mais eficaz criticar sem baixo calão. ----------------------------------------------------------------------------------------------
Na parte "comentar como", se você não é registrado no google nem em outro sistema, clique na opção "Nome/URL" e digite seu nome (em URL, você pode digitar seu site, se o tiver, para que clicando em seu nome as pessoas sejam direcionadas para lá, mas não é obrigatório, você pode deixar a parte URL em branco e apenas digitar seu nome).-----------------------------------------
PROCURO NÃO CENSURAR NADA, MAS, POR FAVOR, PROCUREM NÃO DEIXAR COMENTÁRIOS ANÔNIMOS. NÃO PODEMOS NOS RESPONSABILIZAR PELO QUE É DITO NESSES COMENTÁRIOS.

Att,
Ana Helena Tavares - editora-chefe

Creative Commons License
Cite a fonte. Todo o nosso conteúdo próprio está sob a Licença Creative Commons.

Arquivo do blog

Contato

Sugestões podem ser enviadas para: quemtemmedodolula@hotmail.com
diHITT - Notícias Paperblog :Os melhores artigos dos blogs