O MEDO QUE A ELITE TEM DO POVO É MOSTRADO AQUI

A Universidade de Coimbra justificou da seguinte maneira o título de Doutor Honoris Causa ao cidadão Lula da Silva: “a política transporta positividade e com positividade deve ser exercida. Da poesia para o filósofo, do filósofo para o povo. Do povo para o homem do povo: Lula da Silva”

Clique na imagem abaixo e conheça o "Quem tem medo da democracia?" - sucessor deste blog

Clique na imagem abaixo e conheça o "Quem tem medo da democracia?" - sucessor deste blog
Peço que, quem queira continuar acompanhando o meu trabalho, siga o novo blog.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Desgostoso, D. Pedro garante: “O Brasil se tornou independente no dia em que entreguei a coroa”

D Pedro I, entregando o Ato de Renúncia, em 07 de Abril de 1831
Imaginando uma entrevista com D. Pedro I –
Lisboa, 1832 (com base em fatos reais)

Sou apenas parte de uma história que será muito linda. Mas para isso será preciso aniquilar o trabalho escravo e não bastará que seja assinado um papel (diz ele prevendo o futuro...). Será preciso acabar com o latifúndio e, quanto a essas coisas, jovem jornalista, lamento crer que o processo para transformá-las levará ainda bem mais de um século...

Por Ana Helena Tavares (*)


ð Como o senhor foi parar no Brasil?

D. Pedro: Olha que essa é muito boa... Então não sabes que saí de Portugal acompanhando o meu pai, D. João VI, quando da invasão napoleônica?

ð É verdade, que desatenção a minha! Podemos tocar num assunto delicado? Sua relação com a Marquesa de Santos...

D. Pedro: Gosto de sua ousadia... Vamos lá... Foi minha tresloucada paixão, é a verdade. Mas o trono falou mais alto, assumo e lamento por não ter atendido o meu coração. Talvez tenha sido essa mulher, de tão retumbante fama, a única, na história das Américas, que encheu um império com o ruído de seu nome e o escândalo de seu amor. Nossa paixão começou a pegar fogo na noite de minha consagração. No teatro, houve grande espetáculo de gala e lá estava ela, Domitila (futura Marquesa de Santos), linda. Eu, com meu sangue erótico dos Bragança, não conseguia lhe tirar os olhos. Por intermédio de meu fiel escudeiro, Chalaça, marquei um encontro na casa dela e lá fui eu disfarçado com uma capa preta... Creio que não é preciso dizer o que houve depois... Desde então, perdi-me por ela. Todos os encontros, fosse uma longa noite de amor ou uma breve troca apaixonada de olhares, foram igualmente intensos. No entanto, a sociedade, hipócrita como é, não via com bons olhos a moça desquitada. Não a achavam"à altura" de um imperador. Mas eu amava e como amava. Intrigas de falsos amigos e caprichos do destino tornaram impossível nosso casamento, mas nunca a esqueci e me vi obrigado a ser dela amante, presenteando-a com um solar que se constitui em nosso ninho de amor.

ð Tudo bem, o senhor falou bem mais do que eu esperava ouvir. Mudemos de assunto... Agora que vossa majestade pode desfrutar de um maior tempo livre, o que costuma fazer para aproveitá-lo?

D. Pedro: Primeiro deixe-me agradecer por, apesar de tudo, ainda me chamares de majestade... Fico emocionado...

ð Não há aquela história de “quem foi rei nunca a perde”? É o respeito, ou melhor, a força do hábito...

D. Pedro: Compreendo... Quanto à minha vida atual, de fato tenho tido mais tempo para minhas grandes paixões: os desportos e a música. Adoro tocar piano, compor... E passo horas a cavalgar.

ð Pronto, lá chegamos onde eu queria... Falando em cavalgadas, é mesmo verdade que vossa majestade proclamou a independência do Brasil, estando montando a cavalo, à beira do riacho Ipiranga, de onde gritou “Independência ou Morte”?

D. Pedro: Veja bem, pá! Há muitas falácias a respeito deste assunto... Na ocasião, eu de fato estava a cavalgar à beira do Ipiranga, voltando de uma visita que havia feito a São Paulo. Foi quando recebi de um mensageiro, notícias de minha esposa e de José Bonifácio, dando conta de descabidas decisões de Lisboa. Irritado e já inclinado a fazê-lo, decidi por oficializar ali mesmo a independência do Brasil, na esfera política, que fique claro. E esta, se não fosse declarada por mim, seria inevitável que o fosse por outro meio. Quanto ao mito de eu ter empinado o cavalo e proferido o tal grito, convenhamos que se eu lhe responder não haverá mais o mito...

ð Majestade, não há fontes seguras da existência do grito. Mas, pelo que parece, o senhor quer manter o glamour... Não tem nada a dizer sobre os boatos de que a parada tenha sido provocada, na verdade, por uma indisposição intestinal?

D. Pedro: “Manter o glamour”, “boatos”, “indisposição intestinal”... Trabalhas para um jornal sério ou para a Folha de S. Paulo?

ð Aceito todos os xingamentos, mas isto não! Vossa majestade bem sabe que sou freelancer. Esta entrevista será colocada à disposição de vários veículos. Respeito que não queira desfazer o mito. Sobre as decisões de Lisboa, o que havia de tão “descabido”?

D. Pedro: Bom, primeiro que, uma vez que eu era príncipe-regente, não poderia admitir receber ordens da Corte. Queriam recolonizar o Brasil! E já vinham dando sinais disto deste o início de 1822. Exigiam o meu retorno imediato a Portugal, mas os brasileiros, através de um documento que trazia 8 mil assinaturas, entregue a mim por José Clemente, então presidente do Senado, pediram que eu ficasse em terras brasileiras. Em 9 de Janeiro daquele ano, sentindo-me apoiado, resolvi ficar. Foi o famoso “Dia do Fico”. Naquela ocasião, eu de fato disse: “Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto, diga ao povo que fico”. Minha decisão provocou manifestação contrária das tropas portuguesas instaladas no Brasil sob o comando de Jorge Avilez. Fui obrigado a intervir pessoalmente para que as tropas se retirassem do Rio de Janeiro. Para impedir que novas medidas recolonizadoras fossem impostas, fui aconselhado por meu ministério, em Maio de 1822, a criar um decreto pelo qual as ordens vindas das Cortes Portuguesas só iriam ter validade caso fossem confirmadas por mim. Foi o que chamamos de “cumpra-se”. Ou não. Começamos a descumprir solenemente as ordens e, a 1º de Agosto, foi criado um Ministério do Reino, chefiado pelo meu grande amigo José Bonifácio. No dia 6 de Agosto, ou seja, 1 mês antes da data histórica, já havíamos assinado o que chamamos de Manifesto às Nações Amigas, anunciando a independência do Brasil. Politicamente, repito. A notícia que recebi à beira do Ipiranga dava conta de que a Corte, em represália, havia anulado todos os meus decretos. Foi a gota d’água.

ð Vossa majestade insiste que a emancipação do Brasil foi somente na esfera política. Poderia explicar melhor isso?

D. Pedro: Jovem, o 7 de Setembro não foi um ato isolado meu. Foi um acontecimento que integra o processo de crise do antigo sistema colonial, iniciado com as revoltas de emancipação no final do século XVIII. Quero dizer que é tudo um processo, percebes? Em que aquele fatídico dia alterou a realidade sócio-econômica brasileira? Em nada. O país manteve-se até a presente data (1832) com as mesmas características sociais do período colonial. As coisas não mudam assim tão facilmente. Não houve ruptura brusca com o passado e não tenho problemas de assumir isso, pois seria impossível para mim, sozinho, dar um grito e dizer: “Mudou”. Não é assim... Sou apenas parte de uma história que, tenho certeza, será ainda muito linda. Mas para isso será preciso aniquilar de vez o trabalho escravo e não bastará que seja assinado um papel (diz ele prevendo o futuro...). Será preciso acabar com o latifúndio e, quanto a essas coisas, jovem jornalista, lamento crer que o processo para transformá-las levará ainda bem mais de um século...

ð Obrigada por me chamar de jovem... A propósito, como foi renunciar em favor de seu filho?

D. Pedro: Vamos ao contexto... No início de Abril do ano passado (1831), a Corte passava por uma ocasião bastante delicada: grupos exaltados davam ênfase à necessidade de se instalar a república. A imprensa, hipócrita como sempre, pregava o “dever sagrado de resistência à tirania”. A pressão era constante e, no dia 5 de Abril, não tive outro jeito senão fundar um novo ministério – a que chamei de Ministério dos Marqueses (descritos mais de um século depois, pelo historiador Werneck Sodré, como sendo “todos notáveis pela sua impopularidade”). No dia 06, já ao primeiro raio de sol, numerosos grupos aglomeravam-se no Campo da Aclamação – lugar onde, anos antes, eu havia sido coroado Imperador Constitucional e Defensor Perpétuo do Brasil. Os tais grupos foram levados por boatos – sempre a imprensa! (diz ele, com sorriso debochado) – de que eu iria partir pra truculência contra a oposição. Impunha-se a volta de um gabinete formado por liberais brasileiros. Foi quando eu disse: “Tudo farei para o povo, mas nada pelo povo”. Para mim, estavam sendo manipulados. Às 23h daquele fatídico dia, aos populares concentrados no Campo da Aclamação, uniram-se os corpos de tropa sob a liderança do brigadeiro Francisco Lima e Silva. Desgostoso e sem ter como contornar a crise, na madrugada do dia 07 de Abril de 1831, apresentei minha renúncia. Deixei o palácio sem me despedir do meu filho, meu herdeiro, mas enviei-lhe mais tarde uma carta na qual dizia: “(...) retiro-me para a Europa (...) para que o Brasil sossegue, o que Deus permita, e possa, para o futuro, chegar àquele grau de prosperidade de que é capaz. Adeus, meu amado filho, receba a benção de seu pai que se retira saudoso sem mais esperança de o ver.” Tenho pra mim que, no dia em que entreguei a coroa, promovi uma independência ainda maior para o Brasil, pois deixei lá um rebento com sangue brasileiro.

ð Lembro-me, majestade, que os populares gritavam pelas ruas: “Passa fora pé-de-chumbo / Vai-te do nosso Brasil / Que o Brasil é brasileiro / Depois do 7 de Abril.”

D. Pedro: A ingratidão ataca todo governante, mas não é culpa do povo. A política é mesquinha. Certamente, não serei vivo para ver, mas já me sentirei realizado se meus tataranetos puderem viver num país realmente livre.

*Ana Helena Tavares é jornalista por paixão, escritora e poeta eternamente aprendiz. Editora-chefe do blog "Quem tem medo do Lula?".

2 comentários:

Valdete C. de Andrade disse...

“…Quanto ao mito de eu ter empinado o cavalo e proferido o tal grito, convenhamos que se eu lhe responder não haverá mais o mito…”

(Certo então, aqui o Imperador está dizendo sabiamente que: “Quando a lenda for mais interessante do que a realidade, imprima-se a lenda”. É, em muitos casos, é de muito bom senso se imprimir a lenda, sim; concordo plenamente.)

D. Pedro: “Manter o glamour”, “boatos”, “indisposição intestinal”... Trabalhas para um jornal sério ou para a Folha de S. Paulo?

(“Eu vim para confundir e não para explicar”… Já dizia o “grande” Chacrinha, rsrsrsrsrsrsrsrsrs… Aqui é a jornalista na cabeça do imperador, ou o Imperador na cabecinha da jornalista? Se os caras que fazem a Folha de São Paulo lerem isso aqui, com certeza vão saber quem está na cabeça de quem. E terão a exata noção de como se faz jornalismo com independência e total imparcialidade… E de que esse tipo de jornalismo só se faz com muita paixão, inteligência e coragem, e não com mentiras, covardia, hipocrisia.)

A imprensa, hipócrita como sempre, pregava o “dever sagrado de resistência à tirania”.

Os tais grupos foram levados por boatos – sempre a imprensa! (diz ele, com sorriso debochado) – de que eu iria partir pra truculência contra a oposição.

(Isso me faz lembrar uma certa revista de informação, de infelizmente grande circulação semanal, que faz uso do slogan, “Independente”. Bom, eu acho mesmo é que os que fazem tal revista precisam ler um pouco mais de textos jornalísticos desse quilate pra saberem o VERDADEIRO siginificado da palavra INDEPENDENTE.)

Certo então, na minha humilde opinião, vejo aqui além da jornalista uma ótima contadora de histórias.

Abraços,

Ana H. R. Tavares,

Brasileira e Jornalista.

De, Valdete C. de Andrade.

Rosa Pena disse...

Genial o Imperador Chacrinha... rs..mandou muito, aliás, a idéia toda da entrevista é show.Beijos.. rosa pena

Postar um comentário

Este blog não está subordinado a nenhum partido. Lula, como todo ser humano, não é infalível. Quem gosta dele (assim como de qualquer pessoa), tem o dever de elogiá-lo sem nunca deixar de criticá-lo. ---------------------------------------------------------------------------------------------------- Todas as opiniões expressas aqui, em conteúdo assinado por mim ou pelos colaboradores, são de inteira responsabilidade de cada um. ----------------------------------------------------------------
Comentários são extremamente bem-vindos, inclusive e principalmente, as críticas construtivas (devidamente assinadas): as de quem sabe que é possível e bem mais eficaz criticar sem baixo calão. ----------------------------------------------------------------------------------------------
Na parte "comentar como", se você não é registrado no google nem em outro sistema, clique na opção "Nome/URL" e digite seu nome (em URL, você pode digitar seu site, se o tiver, para que clicando em seu nome as pessoas sejam direcionadas para lá, mas não é obrigatório, você pode deixar a parte URL em branco e apenas digitar seu nome).-----------------------------------------
PROCURO NÃO CENSURAR NADA, MAS, POR FAVOR, PROCUREM NÃO DEIXAR COMENTÁRIOS ANÔNIMOS. NÃO PODEMOS NOS RESPONSABILIZAR PELO QUE É DITO NESSES COMENTÁRIOS.

Att,
Ana Helena Tavares - editora-chefe

Creative Commons License
Cite a fonte. Todo o nosso conteúdo próprio está sob a Licença Creative Commons.

Arquivo do blog

Contato

Sugestões podem ser enviadas para: quemtemmedodolula@hotmail.com
diHITT - Notícias Paperblog :Os melhores artigos dos blogs