O MEDO QUE A ELITE TEM DO POVO É MOSTRADO AQUI

A Universidade de Coimbra justificou da seguinte maneira o título de Doutor Honoris Causa ao cidadão Lula da Silva: “a política transporta positividade e com positividade deve ser exercida. Da poesia para o filósofo, do filósofo para o povo. Do povo para o homem do povo: Lula da Silva”

Clique na imagem abaixo e conheça o "Quem tem medo da democracia?" - sucessor deste blog

Clique na imagem abaixo e conheça o "Quem tem medo da democracia?" - sucessor deste blog
Peço que, quem queira continuar acompanhando o meu trabalho, siga o novo blog.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

A transfiguração da democracia

 E vejo o sentido dessa democracia, conseguida a tão duras pedras, ser transfigurado pelo pensamento retrógrado dos pouquíssimos clãs que detêm o poder sobre nossa mídia. O que gera a pior das ameaças que pode existir – a que vem escondida por um belo tapete.

Por Ana Helena Tavares (*)

 

Um ataque que abalou o Brasil no conluio da direita militar contra a abertura política completa hoje (27 de Agosto de 2010) exatos 30 anos. O advogado e professor Luiz Felippe Monteiro Dias, filho de Lyda Monteiro, vítima fatal ao atentado à OAB, em 27 de Agosto de 1980, tem vindo a público para lembrar que aquele crime não pode ficar até hoje impune. Aquele como tantos outros.

Hoje ele estará às 13:40, hora do atentado, na antiga sede da OAB para um ato em memória de sua mãe. Em 26 de Agosto de 2009, quando o atentado estava em véspera de completar 29 anos, ele declarou ao hoje agonizante Jornal do Brasil: “nosso país tem uma tradição política de barganhar a história. Mas não pode continuar jogando o lixo para debaixo do tapete”.

Concordo plenamente.

A democracia está em que todos possam ter acesso à sujeira de ambos os lados. Um regime democrático não pode permitir que sua história, suja ou limpa, seja encoberta pelos tapetes do esquecimento. Não é possível avançar assim.

Aqueles foram anos pautados pela dureza, uma pauta encapuzada, protegida pelos setores conservadores e reacionários, que crêem na mão pesada como saída. Havendo ou não punição aos algozes, é imprescindível que as novas gerações tenham acesso aos arquivos daquele período, que tenham direito ao contraditório, tantas vezes negado por nossa “grande” imprensa. Enfim, que tenham o direito de pisar sobre chão descoberto.

Tapetes são ótimos para se tropeçar.

No entanto, nosso país saiu da ditadura a qual se viam os capuzes para mergulhar em anos de uma hipocrisia perigosa. Uma hipocrisia compactuada pela parcela podre da mídia, saudosa dos anos de repressão em que se acreditavam mais felizes.

Saber-se sob controle exerce estranho fascínio, mesmo em mentes das mais instruídas, vai entender. Isso sem falar naqueles fascinados por exercê-lo.

Um fascínio que se mantém na velha política dos coronéis. Nosso “digníssimo” ex-presidente do STF foi acusado publicamente – e de forma enfática – por seu mais bravo colega de toga, de andar ciceroneado por capangas. Nosso “digníssimo” presidente do Senado, dono do Maranhão, tem o hábito de colocar seguranças armados para receber equipes de reportagem com truculência. Temos um “digníssimo” ex-presidente da República, dono de Alagoas, que anda chamando repórter de “filho da puta” e, sem a necessidade de jagunços, ameaça, ele mesmo, “meter a mão na cara”.

Capangas, seguranças armados, jagunços, valentões… Estão longe do charme de um 007, mas os desafie de verdade e tenho certeza de que, assim como o agente secreto da rainha inglesa, eles também “têm licença para matar”.

Observem, por exemplo, que, para os donos da mídia, o MST é terrorismo, mas os capangas e jagunços rurais que matam trabalhadores a sangue frio podem ficar impunes. Assim como quem os paga se julga com “licença” para ludibriar constantemente o povo e sente-se livre de penalidades. Ou pior, acima delas.

É, portanto, um constante jogo de aparências que já não permite que a sociedade enxergue com precisão onde estão seus algozes. Mas lá estão eles. Os de hoje, com outros métodos, e os de ontem, escondidos do público, caminhando impunes pelas ruas desse Brasil, depois de pagarem com a morte o idealismo de tantos brasileiros.

Eu não vivi aquela época. Nasci bem no finalzinho do exato ano em que Tancredo Neves, Ulysses Guimarães, Leonel Brizola, Luís Inácio Lula da Silva e, até mesmo, um FHC bem diferente do que ocupou o Planalto – ou o Ex-FHC, já que agora isso tá na moda... – subiam juntos a palanques para gritar que as eleições tinham que ser diretas e tinham que ser já! Ou seja, cheguei a esse mundo doido e a esse Brasil de tantas contradições, ganhando de presente de boas-vindas a democracia.

Pena que hoje nosso sistema judiciário esteja entregue a pessoas que se julgam donos do mundo. Há quem se salve, claro, sempre há. Mas, em todas as esferas do poder, falsos paladinos da liberdade e da moralidade proliferam-se mais que cupim.

E vejo o sentido dessa democracia, conseguida a tão duras pedras, ser transfigurado pelo pensamento retrógrado dos pouquíssimos clãs que detêm o poder sobre nossa mídia. O que gera a pior das ameaças que pode existir – a que vem escondida por um belo tapete.

Ana Helena Tavares é jornalista por paixão, escritora e poeta eternamente aprendiz. Editora-chefe do blog "Quem tem medo do Lula?".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog não está subordinado a nenhum partido. Lula, como todo ser humano, não é infalível. Quem gosta dele (assim como de qualquer pessoa), tem o dever de elogiá-lo sem nunca deixar de criticá-lo. ---------------------------------------------------------------------------------------------------- Todas as opiniões expressas aqui, em conteúdo assinado por mim ou pelos colaboradores, são de inteira responsabilidade de cada um. ----------------------------------------------------------------
Comentários são extremamente bem-vindos, inclusive e principalmente, as críticas construtivas (devidamente assinadas): as de quem sabe que é possível e bem mais eficaz criticar sem baixo calão. ----------------------------------------------------------------------------------------------
Na parte "comentar como", se você não é registrado no google nem em outro sistema, clique na opção "Nome/URL" e digite seu nome (em URL, você pode digitar seu site, se o tiver, para que clicando em seu nome as pessoas sejam direcionadas para lá, mas não é obrigatório, você pode deixar a parte URL em branco e apenas digitar seu nome).-----------------------------------------
PROCURO NÃO CENSURAR NADA, MAS, POR FAVOR, PROCUREM NÃO DEIXAR COMENTÁRIOS ANÔNIMOS. NÃO PODEMOS NOS RESPONSABILIZAR PELO QUE É DITO NESSES COMENTÁRIOS.

Att,
Ana Helena Tavares - editora-chefe

Creative Commons License
Cite a fonte. Todo o nosso conteúdo próprio está sob a Licença Creative Commons.

Arquivo do blog

Contato

Sugestões podem ser enviadas para: quemtemmedodolula@hotmail.com
diHITT - Notícias Paperblog :Os melhores artigos dos blogs