O MEDO QUE A ELITE TEM DO POVO É MOSTRADO AQUI

A Universidade de Coimbra justificou da seguinte maneira o título de Doutor Honoris Causa ao cidadão Lula da Silva: “a política transporta positividade e com positividade deve ser exercida. Da poesia para o filósofo, do filósofo para o povo. Do povo para o homem do povo: Lula da Silva”

Clique na imagem abaixo e conheça o "Quem tem medo da democracia?" - sucessor deste blog

Clique na imagem abaixo e conheça o "Quem tem medo da democracia?" - sucessor deste blog
Peço que, quem queira continuar acompanhando o meu trabalho, siga o novo blog.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

"É preciso persuadir Obama para que impeça guerra nuclear", diz Fidel

Foto: Jose Goitia / AP
"Não quero estar ausente nesses dias. O mundo está na fase mais interessante e perigosa de sua existência e eu estou bastante comprometido com o que vai passar" (Fidel Castro)

Reproduzido do Opera Mundi

O ex-presidente cubano Fidel Castro afirmou que apenas o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, é capaz de impedir a guerra nuclear, em entrevista concedida ao jornal mexicano La Jornada publicada nesta segunda-feira (30/8).

“Tenemos que mobilizar o mundo para persuadir Barack Obama, presidente de Estados Unidos, para que evite a guerra nuclear. Ele é o único que pode, ou não, impedir que seja apertado o botão", afirmou Fidel.





O ex-presidente falou sobre diversos temas, como, por exemplo, sobre internet. Disse que as más condições de infraestrutura da internet em Cuba são culpa dos Estados Unidos, que se negam a dar acesso através de um cabo submarino de fibra ótica, o que faria com que o país precise baixar o sinal de um satélite, encarecendo o serviço e impedindo uma maior largura de banda.

"Por essas razões o governo cubano dá prioridade para se conectar não a quem pode pagar pelo custo, mas aos que precisam dele, como médicos, acadêmicos, jornalistas, profissionais, membros do governo e clubes de internet de uso social", disse.

Na entrevista, o cubano também exortou a internet, dizendo que ela "colocou nas nossas mãos a possibilidade de nos comunicarmos com o mundo" e que "estamos diante da arma mais poderosa que existiu, que é a comunicação".

Leia mais:
Análise: Qual o rumo das reformas de Raúl Castro?
Fidel Castro: líder histórico da revolução cubana faz 84 anos
Fidel Castro: O prazo dado ao presidente dos Estados Unidos
Entrevista: Cuba passa por “mudanças relevantes”, diz escritor Leonardo Padura, crítico do regime 

Fidel falou também sobre sua saúde e disse que esteve "quatro anos se debatendo entre a vida e a morte", desde que suas condições de saúde fizeram com que ele parasse de aparecer em público em 2006 e, dois anos, depois deixasse o governo oficialmente em detrimento do irmão Raúl.Afirmou ter ressuscitado de sua doença em "um mundo de loucos", mas que não "queria perder por nada".

"Era um entrar e sair da sala do centro cirúrgico, entubado, recebendo alimentos através de veias e cateteres e com perdas frequentes de conhecimento", relatou ele. "Cheguei a estar morto", completou o ex-presidente na entrevista.

"Hoje faz 40 dias que Fidel Castro reapareceu em público de maneira definitiva, ao menos sem perigo aparente de recaída", afirmou o texto escrito pela jornalista Carmen Lira. "Em um clima descontraído e quando tudo faz pensar que a tormenta passou, o homem mais importante da Revolução Cuba está vistoso, ainda que não domine de todo os movimentos das pernas", acrescentou.

Fidel disse que se perguntou várias vezes se seus médicos deixariam-no viver nessas condições ou se lhe permitiriam morrer. "Estendido naquela cama, só olhava ao meu redor, ignorante de todos os aparatos. Não sabia quanto tempo duraria esse tormento e a única coisa que tinha esperança é que o mundo parasse para que não perdesse nada", continuou.

O ex-presidente comentou, sorrindo, ter "ressuscitado" em "um mundo que aparece todos os dias na televisão, nos jornais, e que não há quem entenda, mas que não queria perder por nada". "Não quero estar ausente nesses dias. O mundo está na fase mais interessante e perigosa de sua existência e eu estou bastante comprometido com o que vai passar", disse. 

Para ler a entrevista completa (em espanhol), clique aqui. 

FONTE: http://operamundi.uol.com.br/noticias/E+PRECISO+PERSUADIR+OBAMA+PARA+QUE+IMPECA+GUERRA+NUCLEAR+DIZ+FIDEL_6046.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog não está subordinado a nenhum partido. Lula, como todo ser humano, não é infalível. Quem gosta dele (assim como de qualquer pessoa), tem o dever de elogiá-lo sem nunca deixar de criticá-lo. ---------------------------------------------------------------------------------------------------- Todas as opiniões expressas aqui, em conteúdo assinado por mim ou pelos colaboradores, são de inteira responsabilidade de cada um. ----------------------------------------------------------------
Comentários são extremamente bem-vindos, inclusive e principalmente, as críticas construtivas (devidamente assinadas): as de quem sabe que é possível e bem mais eficaz criticar sem baixo calão. ----------------------------------------------------------------------------------------------
Na parte "comentar como", se você não é registrado no google nem em outro sistema, clique na opção "Nome/URL" e digite seu nome (em URL, você pode digitar seu site, se o tiver, para que clicando em seu nome as pessoas sejam direcionadas para lá, mas não é obrigatório, você pode deixar a parte URL em branco e apenas digitar seu nome).-----------------------------------------
PROCURO NÃO CENSURAR NADA, MAS, POR FAVOR, PROCUREM NÃO DEIXAR COMENTÁRIOS ANÔNIMOS. NÃO PODEMOS NOS RESPONSABILIZAR PELO QUE É DITO NESSES COMENTÁRIOS.

Att,
Ana Helena Tavares - editora-chefe

Creative Commons License
Cite a fonte. Todo o nosso conteúdo próprio está sob a Licença Creative Commons.

Arquivo do blog

Contato

Sugestões podem ser enviadas para: quemtemmedodolula@hotmail.com
diHITT - Notícias Paperblog :Os melhores artigos dos blogs